segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

28-12-2008 - NONO DIA

Último café da manhã no Hotel Remanso, em Punta del Este-Uruguay... hotel recomendado, exceto pelo ar condicionado no nosso quarto que me incomodou um pouco durante a noite porque vinha direto sobre mim e não tinha como mudar a posição; tirando esse detalhe, o resto foi maravilhoso.  Os uruguaios pelo menos de Punta, são muito educados, atenciosos e simpáticos. A VAN que viria nos buscar às 09:30h apareceu às 09:45h; pegamos outros hóspedes em outros hóteis e partimos com destino a Piriápolis distante 30 km de Punta. Paramos numa chácara de plantação de uma frutinha parecida com uva mas parece que o nome é ...   O dono da chácara vendeu o peixe dele, digo, a geléia dele e quando fomos retornar à VAN, ela não pegou então tivemos que esperar um pouco para que trocassem o carro e só então seguimos viagem. O motorista da VAN foi o mesmo que nos pegou no Aeroporto de Carrasco e nos trouxe à Punta, o TONY... muito educado, culto e simpático (vejam a foto dele). A estrada que nos leva a esse balneário, é a mesma pela qual chegamos a Punta, só que em determinado ponto, entramos numa estrada secundária à esquerda até chegarmos à cidade. Esse balneário é bem simples mas muito bonitinho tbm e foi fundado por um italiano chamado Francesco Píria Grosso, daí o nome da cidade.... Esse cara comprou essas terras e passou a ser o dono de todo o comércio inclusive construiu o Hotel Argentino que é belíssimo e foi inaugurado em 1930. Ele, o Píria, morreu três anos depois deixando grande fortuna mas como após ficar viúvo tinha desposado outra mulher sem a aprovação dos filhos, depois que ele morreu começou uma briga sem fim e acabou que o govierno ficou com tudo e eles sem nada.  Descobrimos que é aqui que o uruguaio médio, passa o verão e/ou possui propriedades; a praia é do Rio da Prata que nessa altura tem uma largura de aproximadamente 222 km de extensão então vc tem a impressão de que realmente é o mar.  Chegamos de volta à cidade após 14h e fomos almoçar no Restaurante Caracoles, quase em frente ao Hotel.  Após o almoço o carro da agência (um mercedes) veio nos buscar e partimos em direção à Montevidéo onde chegamos por volta das 16:30h.  Nos instalamos no Hotel Balmoral, situado numa bela praça bem no centro da cidade. Deram-nos o ap.1006 mas não tem sinal bom para acessar a internet então por isso, o blog ficou atrasado.  Maneco passou mal... ficou com uma tremedeira de frio não sei de onde pois a temperatura era de 27 graus C;  Tive que cobri-lo com todas as cobertas que pude encontrar e quase chamei o médico para ele... mas aí resolvi orar e clamar a DEUS que tivesse misericórdia... ele foi aos poucos melhorando mas não quis comer nada, apenas um pêssego e um suco de laranja que eu saí pra comprar pq a cozinha do Hotel estava fechada.  Fiquei assistindo um pouco de TV e depois fui dormir.  FIM DO NONO DIA.